Profa.Me Claudia Moscarelli Corral (Uergs)¹
A formação pedagógica docente apresenta-se como um campo de pesquisa extremamente relevante para as atuais propostas pedagógicas que incluem os princípios da formação continuada como dispositivo capaz de qualificação profissional. Esta palestra pretende analisar o campo da formação do sujeito-professor e suas implicações na práxis pedagógica, associando a concepção ética à estética, considerando este fazer uma arte em si mesma. Aborda a autoria de pensamento como mote fundamental desta arte, articulada à compreensão da escola e da educação em devir. Na compreensão da produção de subjetividade que assola o professor em constante processualidade. Para análise da problemática utiliza autores como Freire, Maturana, Perrenoud, Pereira, assim como, as concepções da Teoria Psicopedagógica Clínica, através das autoras Fernández e Hickel, que abordam a autoria de pensamento como mote fundamental deste fazer, articulada à compreensão da escola e da educação em devir, sugeridas por Deleuze e Guattari. Fundamenta-se na escrita poética como uma linha de produção de subjetividade na tarefa de constituição de si. Discute a formação pedagógica docente desde o ponto de vista de um dispositivo engendrador de subjetividade. Na medida em que propicia a autoria de pensamento que faz do sujeito um produtor de marcas no mundo. Conclui pela compreensão da educação como o espaço-tempo-transicional, necessários à experimentação de si e do outro, ou seja, um espaço privilegiado de convivência que necessita preservar a confiança de todos com todos, ou seja, um espaço livre de opressão. Considerando-se a ética indissociável da estética no fazer pedagógico.